Nota de Remessa e Retorno

NOTA DE REMESSA

Utilize esse processo sempre que for realizar venda fora do estabelecimento (ex: em feiras, visitas externas, carros de venda, etc.), para transportar legalmente os produtos.

1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente

Acesse o menu:
Cadastros > Cliente

Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.), pois ela será o destinatário da remessa.

2º Passo – Cadastrar os produtos

Antes de emitir a remessa, certifique-se de que todos os produtos estão corretamente cadastrados no sistema:

  • Nome do produto

  • Unidade de medida

  • Preço unitário

Acesse o menu de produtos e revise ou crie os cadastros conforme necessário.

3º Passo – Criar um tipo de lançamento REMESSA FISCAL

Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento

Preencha os dados

Nome do lançamento: REMESSA FISCAL
Descrição do lançamento: MERCADORIA A VENDER FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 5904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 6904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Remessa Fiscal 

4º Passo – Criar um novo pedido com tipo REMESSA

Clique no botão ➕ Novo Pedido e siga o fluxo abaixo:

  • Selecione sua empresa como cliente

  • No campo Tipo de Lançamento, escolha: REMESSA FISCAL

  • Adicione os produtos e quantidades que serão levados para venda externa

  • Informe qualquer forma de pagamento (pode ser simbólica)

  • Clique em Fechar Venda

Este pedido servirá como base para gerar a nota fiscal de remessa.

5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Remessa

Após fechar o pedido:

  1. Acesse o botão Ações > NF-e

  2. O sistema irá carregar os dados do pedido

  3. Revise as informações e gere a nota fiscal

Quando o produto voltar sem ser vendido, deve ser emitida uma nota de retorno com CFOP 1.904 ou 2.904, referenciando esta nota de remessa.

NOTA DE RETORNO

Esse processo é necessário quando produtos foram enviados para venda fora do estabelecimento (ex: feiras, veículos de venda, eventos) e não foram vendidos, precisando retornar legalmente ao estoque da empresa. 

1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente

Acesse o menu:
Cadastros > Cliente

Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.).
Ela será o destinatário da nota de retorno, pois está “recebendo” de volta os produtos que não foram vendidos.

2º Passo – Cadastrar os produtos

Certifique-se de que todos os produtos enviados na remessa original estejam cadastrados no sistema:

  • Nome

  • Unidade de medida

  • Valor unitário (mesmo valor da remessa)

Isso garante que a nota de retorno reflita corretamente os itens devolvidos.

3º Passo – Criar um tipo de lançamento RETORNO FISCAL

Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento

Preencha os dados

Nome do lançamento: RETORNO FISCAL
Descrição do lançamento: RETORNO DE MERCADORIA NÃO VENDIDA – VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 1904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 2904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Devolução (Entrada)

4º Passo – Criar um novo pedido com tipo RETORNO FISCAL

Clique no botão ➕ Novo Pedido e preencha da seguinte forma:

  • Cliente: selecione a sua própria empresa

  • Tipo de lançamento: selecione RETORNO

  • Produtos: adicione apenas os produtos e quantidades que não foram vendidos

  • Forma de pagamento: escolha qualquer uma (não será utilizada de fato)

  • Finalize clicando em Fechar Venda

Esse pedido representa o retorno dos produtos ao estoque, mesmo sem movimentação financeira.

5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Retorno

Com o pedido fechado:

  1. Acesse Ações > NF-e

  2. No campo específico, informe a chave de acesso da nota fiscal de remessa original

  3. Revise os dados (produtos, valores, CFOP)

  4. Clique em Gerar Nota Fiscal

A chave da nota de remessa original deve ser referenciada obrigatoriamente, utilize o mesmo valor unitário e quantidade proporcional à remessa original.

NOTA DE REMESSA

Utilize esse processo sempre que for realizar venda fora do estabelecimento (ex: em feiras, visitas externas, carros de venda, etc.), para transportar legalmente os produtos.

1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente

Acesse o menu:
Cadastros > Cliente

Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.), pois ela será o destinatário da remessa.

2º Passo – Cadastrar os produtos

Antes de emitir a remessa, certifique-se de que todos os produtos estão corretamente cadastrados no sistema:

  • Nome do produto

  • Unidade de medida

  • Preço unitário

Acesse o menu de produtos e revise ou crie os cadastros conforme necessário.

3º Passo – Criar um tipo de lançamento REMESSA FISCAL

Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento

Preencha os dados

Nome do lançamento: REMESSA FISCAL
Descrição do lançamento: MERCADORIA A VENDER FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 5904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 6904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Remessa Fiscal 

4º Passo – Criar um novo pedido com tipo REMESSA

Clique no botão ➕ Novo Pedido e siga o fluxo abaixo:

  • Selecione sua empresa como cliente

  • No campo Tipo de Lançamento, escolha: REMESSA FISCAL

  • Adicione os produtos e quantidades que serão levados para venda externa

  • Informe qualquer forma de pagamento (pode ser simbólica)

  • Clique em Fechar Venda

Este pedido servirá como base para gerar a nota fiscal de remessa.

5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Remessa

Após fechar o pedido:

  1. Acesse o botão Ações > NF-e

  2. O sistema irá carregar os dados do pedido

  3. Revise as informações e gere a nota fiscal

Quando o produto voltar sem ser vendido, deve ser emitida uma nota de retorno com CFOP 1.904 ou 2.904, referenciando esta nota de remessa.

NOTA DE RETORNO

Esse processo é necessário quando produtos foram enviados para venda fora do estabelecimento (ex: feiras, veículos de venda, eventos) e não foram vendidos, precisando retornar legalmente ao estoque da empresa. 

1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente

Acesse o menu:
Cadastros > Cliente

Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.).
Ela será o destinatário da nota de retorno, pois está “recebendo” de volta os produtos que não foram vendidos.

2º Passo – Cadastrar os produtos

Certifique-se de que todos os produtos enviados na remessa original estejam cadastrados no sistema:

  • Nome

  • Unidade de medida

  • Valor unitário (mesmo valor da remessa)

Isso garante que a nota de retorno reflita corretamente os itens devolvidos.

3º Passo – Criar um tipo de lançamento RETORNO FISCAL

Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento

Preencha os dados

Nome do lançamento: RETORNO FISCAL
Descrição do lançamento: RETORNO DE MERCADORIA NÃO VENDIDA – VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 1904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 2904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Devolução (Entrada)

4º Passo – Criar um novo pedido com tipo RETORNO FISCAL

Clique no botão ➕ Novo Pedido e preencha da seguinte forma:

  • Cliente: selecione a sua própria empresa

  • Tipo de lançamento: selecione RETORNO

  • Produtos: adicione apenas os produtos e quantidades que não foram vendidos

  • Forma de pagamento: escolha qualquer uma (não será utilizada de fato)

  • Finalize clicando em Fechar Venda

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