Nota de Remessa e Retorno
NOTA DE REMESSA
Utilize esse processo sempre que for realizar venda fora do estabelecimento (ex: em feiras, visitas externas, carros de venda, etc.), para transportar legalmente os produtos.
1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente
Acesse o menu:
Cadastros > Cliente
Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.), pois ela será o destinatário da remessa.
2º Passo – Cadastrar os produtos
Antes de emitir a remessa, certifique-se de que todos os produtos estão corretamente cadastrados no sistema:
Nome do produto
Unidade de medida
Preço unitário
Acesse o menu de produtos e revise ou crie os cadastros conforme necessário.
3º Passo – Criar um tipo de lançamento REMESSA FISCAL
Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento
Preencha os dados
Nome do lançamento: REMESSA FISCAL
Descrição do lançamento: MERCADORIA A VENDER FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 5904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 6904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Remessa Fiscal
4º Passo – Criar um novo pedido com tipo REMESSA
Clique no botão ➕ Novo Pedido e siga o fluxo abaixo:
Selecione sua empresa como cliente
No campo Tipo de Lançamento, escolha: REMESSA FISCAL
Adicione os produtos e quantidades que serão levados para venda externa
Informe qualquer forma de pagamento (pode ser simbólica)
Clique em Fechar Venda
Este pedido servirá como base para gerar a nota fiscal de remessa.
5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Remessa
Após fechar o pedido:
Acesse o botão Ações > NF-e
O sistema irá carregar os dados do pedido
Revise as informações e gere a nota fiscal
Quando o produto voltar sem ser vendido, deve ser emitida uma nota de retorno com CFOP 1.904 ou 2.904, referenciando esta nota de remessa.
NOTA DE RETORNO
Esse processo é necessário quando produtos foram enviados para venda fora do estabelecimento (ex: feiras, veículos de venda, eventos) e não foram vendidos, precisando retornar legalmente ao estoque da empresa.
1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente
Acesse o menu:
Cadastros > Cliente
Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.).
Ela será o destinatário da nota de retorno, pois está “recebendo” de volta os produtos que não foram vendidos.
2º Passo – Cadastrar os produtos
Certifique-se de que todos os produtos enviados na remessa original estejam cadastrados no sistema:
Nome
Unidade de medida
Valor unitário (mesmo valor da remessa)
Isso garante que a nota de retorno reflita corretamente os itens devolvidos.
3º Passo – Criar um tipo de lançamento RETORNO FISCAL
Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento
Preencha os dados
Nome do lançamento: RETORNO FISCAL
Descrição do lançamento: RETORNO DE MERCADORIA NÃO VENDIDA – VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 1904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 2904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Devolução (Entrada)
4º Passo – Criar um novo pedido com tipo RETORNO FISCAL
Clique no botão ➕ Novo Pedido e preencha da seguinte forma:
Cliente: selecione a sua própria empresa
Tipo de lançamento: selecione RETORNO
Produtos: adicione apenas os produtos e quantidades que não foram vendidos
Forma de pagamento: escolha qualquer uma (não será utilizada de fato)
Finalize clicando em Fechar Venda
Esse pedido representa o retorno dos produtos ao estoque, mesmo sem movimentação financeira.
5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Retorno
Com o pedido fechado:
Acesse Ações > NF-e
No campo específico, informe a chave de acesso da nota fiscal de remessa original
Revise os dados (produtos, valores, CFOP)
Clique em Gerar Nota Fiscal
A chave da nota de remessa original deve ser referenciada obrigatoriamente, utilize o mesmo valor unitário e quantidade proporcional à remessa original.
NOTA DE REMESSA
Utilize esse processo sempre que for realizar venda fora do estabelecimento (ex: em feiras, visitas externas, carros de venda, etc.), para transportar legalmente os produtos.
1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente
Acesse o menu:
Cadastros > Cliente
Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.), pois ela será o destinatário da remessa.
2º Passo – Cadastrar os produtos
Antes de emitir a remessa, certifique-se de que todos os produtos estão corretamente cadastrados no sistema:
Nome do produto
Unidade de medida
Preço unitário
Acesse o menu de produtos e revise ou crie os cadastros conforme necessário.
3º Passo – Criar um tipo de lançamento REMESSA FISCAL
Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento
Preencha os dados
Nome do lançamento: REMESSA FISCAL
Descrição do lançamento: MERCADORIA A VENDER FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 5904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 6904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Remessa Fiscal
4º Passo – Criar um novo pedido com tipo REMESSA
Clique no botão ➕ Novo Pedido e siga o fluxo abaixo:
Selecione sua empresa como cliente
No campo Tipo de Lançamento, escolha: REMESSA FISCAL
Adicione os produtos e quantidades que serão levados para venda externa
Informe qualquer forma de pagamento (pode ser simbólica)
Clique em Fechar Venda
Este pedido servirá como base para gerar a nota fiscal de remessa.
5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Remessa
Após fechar o pedido:
Acesse o botão Ações > NF-e
O sistema irá carregar os dados do pedido
Revise as informações e gere a nota fiscal
Quando o produto voltar sem ser vendido, deve ser emitida uma nota de retorno com CFOP 1.904 ou 2.904, referenciando esta nota de remessa.
NOTA DE RETORNO
Esse processo é necessário quando produtos foram enviados para venda fora do estabelecimento (ex: feiras, veículos de venda, eventos) e não foram vendidos, precisando retornar legalmente ao estoque da empresa.
1º Passo – Cadastrar sua empresa como cliente
Acesse o menu:
Cadastros > Cliente
Cadastre os dados da sua própria empresa (CNPJ, nome fantasia, endereço etc.).
Ela será o destinatário da nota de retorno, pois está “recebendo” de volta os produtos que não foram vendidos.
2º Passo – Cadastrar os produtos
Certifique-se de que todos os produtos enviados na remessa original estejam cadastrados no sistema:
Nome
Unidade de medida
Valor unitário (mesmo valor da remessa)
Isso garante que a nota de retorno reflita corretamente os itens devolvidos.
3º Passo – Criar um tipo de lançamento RETORNO FISCAL
Acesse o menu:
Cadastros > Tipo de lançamento
Preencha os dados
Nome do lançamento: RETORNO FISCAL
Descrição do lançamento: RETORNO DE MERCADORIA NÃO VENDIDA – VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO
CFOP dentro do estado (NF-e): 1904 (Confirme com a sua contabilidade)
CFOP fora do estado (NF-e): 2904 (Confirme com a sua contabilidade)
Tipo de documento fiscal: NFeNormal
Tipo: Devolução (Entrada)
4º Passo – Criar um novo pedido com tipo RETORNO FISCAL
Clique no botão ➕ Novo Pedido e preencha da seguinte forma:
Cliente: selecione a sua própria empresa
Tipo de lançamento: selecione RETORNO
Produtos: adicione apenas os produtos e quantidades que não foram vendidos
Forma de pagamento: escolha qualquer uma (não será utilizada de fato)
Finalize clicando em Fechar Venda
Esse pedido representa o retorno dos produtos ao estoque, mesmo sem movimentação financeira.
5º Passo – Emitir a Nota Fiscal de Retorno
Com o pedido fechado:
Acesse Ações > NF-e
No campo específico, informe a chave de acesso da nota fiscal de remessa original
Revise os dados (produtos, valores, CFOP)
Clique em Gerar Nota Fiscal
A chave da nota de remessa original deve ser referenciada obrigatoriamente, utilize o mesmo valor unitário e quantidade proporcional à remessa original.


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